Roberta Oliveira
ASSEPSIA - É o conjunto de medidas adotadas para impedir a introdução de agentes patogênicos no organismo.

ANTISSEPSIA - Consiste na utilização de produtos (microbicidas ou microbiostáticos) sobre a pele ou mucosa com o objetivo de reduzir os micro-organismos em sua superfície.

    O PVPI degermante é muito utilizado como antisséptico degermante, porém, é utilizado somente em pele íntegra, antes de procedimentos invasivos e nas mãos dos profissionais da equipe cirúrgica, com tempo residual de 2 a 3 horas.
   Convém lembrar que o antisséptico clorexidine aquoso faz a antissepsia, antes de procedimentos invasivos, com um tempo de ação residual de 5 a 6 horas. Já o álcool a 70% glicerinado tem ação imediata e faz a antissepsia de procedimentos que não necessitam de efeito residual por serem de curta duração.

OBS: Ao utilizar PVPI ou clorexidine não utilizar álcool a 70% imediatamente após, pois este inativa a sua ação residual. O uso do PVPI é contraindicado em recém-natos e grandes queimados devido a sua absorção transcutânea de iodo, podendo acarretar hipertireoidismo. A clorexidine deve ser utilizada em caso de pacientes ou funcionários alérgicos a iodo.

DEGERMAÇÃO - É a remoção de sujidades, detritos, impurezas e microbiota transitória da pele por meio do uso de sabão e detergentes sintéticos.





1 Response
  1. Anônimo Says:

    Olá,
    Estou precisando muito de um artigo que confirme o que vc postou sobre a inativação do efeito resudual do clorexidine pelo alcool. Vc pode enviar o artigo, que provavelmente utilizou, para o meu email??? julianamarques18@hotmail.com
    Grata.